terça-feira, 13 de março de 2012

O Futuro da Europa das Regiões

Na próxima Quinta- Feira (15 de Março) ás 21h30 na Sede da Federação Distrital do PS Porto(Rua Santa Isabel, 82, Porto).

A Europa encontra-se, actualmente, a braços com a maior crise sócio-económica das últimas décadas. Na perspectiva do Núcleo do Porto dos Activistas do Partido dos Europeus Socialistas (“PES Activists Porto”), esta crise sistémica, que afecta alguns Países de forma mais gravosa, só poderá ser superada mediante um esforço político conjunto entre os Estados-membros da União Europeia.

Este esforço deve traduzir-se por políticas com rasgo e soluções inovadoras. Sendo que, se algumas devem romper com determinados paradigmas, outras devem promover um crescimento inteligente, com base nos recursos políticos já disponíveis. Mais do que nunca, faz sentido falar num “pensamento global, materializado numa acção local”. As políticas adoptadas, no âmbito local e regional, devem dar resposta aos desafios do presente, dos quais optamos por destacar as bandeiras hasteadas na última Convenção do Partido dos Europeus Socialistas: Economias Verdes, Coesão Social e Democracia Participativa.

De forma a aprofundarmos esta perspectiva, pareceu-nos bastante pertinente convidar dois dos autarcas do Distrito do Porto, com maior presença em Instituições Europeias, para conversarem sobre “O Futuro da Europa das Regiões”.

Contamos, assim, com a participação de Guilherme Pinto, no âmbito da sua acção enquanto Presidente da Câmara de Matosinhos; Presidente do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (EFUS) e representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Comité das Regiões da União Europeia, e também com a participação de José Luís Carneiro, tendo em conta a sua acção como Presidente da Câmara de Baião, membro do Comité das Regiões da União Europeia e da sua participação nas comissões especializadas EDUC (educação, juventude, cultura e investigação) e COTER (políticas de coesão territorial).