quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tomada de posição da JS Matosinhos contra o Fim dos Passes 4_18 e sub23

Na passada semana, o Governo PSD-CDS/PP eliminou os passes escolares 4_18@escola.tp e sub23@superior.tp, criados durante o Governo do Partido Socialista, que consistiam num desconto de 50 % no valor total dos passes. Com a chegada do Governo de Pedro Passos Coelho, esse desconto passou para os 25 % de desconto. Os passes 4_18 destinavam-se a todos os alunos entre os 4 e os 18 anos de idade, e os sub23 abrangiam os estudantes do ensino superior, público ou privado, até aos 23 anos.

A JS Matosinhos repudia esta medida do executivo, pois considera ser prejudicial para os estudantes de todos os níveis de ensino, constituindo mais um agravamento no orçamento das famílias portuguesas, a acumular aos muitos sacrifícios que estas já suportam. Para além desta situação, a mobilidade ficará também afectada, pois se já existe uma profunda assimetria em termos de acesso aos transportes públicos entre interior-litoral, esta medida vem aumentar gravemente esta situação. É através dos transportes públicos que muitos jovens se deslocam para os suas instituições de ensino, e o concelho de Matosinhos é prova disso, sendo centenas os alunos que perderam esta ajuda do Estado.

Esta medida não estava consagrada no memorando de entendimento da Troika…Terá sido por se tratar de uma medida do anterior governo do Partido Socialista?

Um Governo, que está há um ano em funções, minimiza o Estado Social através de cortes cegos na Saúde, Segurança Social, Cultura e Educação, e sobretudo olha para os jovens portugueses como uma matéria exportadora, convida-os a emigrar, aquela que é a geração mais qualificada de sempre.

O ano de 2012 está a ser um ano particularmente difícil para todos os portugueses. Sabemos bem das dificuldades esperadas para este ano, e para os próximos, no entanto podem querer introduzir-nos uma ideia negativa, depressiva e recessiva, mas nós acreditamos no futuro, sobretudo em Portugal. A JS de Matosinhos acredita e defende de forma inequívoca que a qualificação dos jovens é uma prioridade para transformar Portugal num país moderno e progressista, e num momento em que apresentamos índices de escolaridade inferiores à média dos restantes países europeus, assistimos a mais um ataque aos estudantes e suas famílias.

Por opção ideológica, o actual governo sacrifica a igualdade de oportunidades, aposta no abandono e insucesso escolar, continuando o ataque à escola pública. Perante tudo isto, a JS Matosinhos diz NÃO.